quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ESTILOS DE VASO SANITÁRIO

Não há quem não conheça o vaso sanitário, feito para urinar e evacuar e indispensável em todos os lugares onde possuem banheiro, em escolas, restaurantes, comércios e tantos outros.
Mas houve toda uma história até chegarmos aos aparelhos modernos de hoje em dia, que permitem uma limpeza rápida e colaboram quanto aos odores que incomodam.
Entre os aparelhos existentes, podem-se distinguir:
Tipo inglês: Preso no chão e o mais utilizado;
Suspenso: de feitio muito sóbrio, deixa livre e totalidade no chão, permitindo sua limpeza completa;
De fundo chato: limitado aos serviços hospitalares, pois permite controle medico das dejeções;
Baixo ou rebaixado;
À turca: freqüentemente utilizado nas coletividades, por ser sua limpeza especialmente fácil cujo estilo, ao contrário do ocidental, é disposto próximo ao nível do chão;
•Existe ainda o tipo “guarda-roupa”, dotado de mecanismo que funciona com ou sem água; pode ser instalado onde não houver esgoto, sendo colocado sobre uma fossa, ou equipado com dispositivo de ação química destinada a tratar o produto das dejeções.
Porém, em geral as dimensões de um vaso sanitário são de cerca de 35 cm de largura para uma profundidade de 45 a 60cm, e uma altura aproximada de 40cm. O vaso mantém certa quantidade de água armazenada em seu interior, essa água fica retida em uma curva, e quando os dejetos caem nessa água, a descarga é ativada e assim, seguem para o esgoto, usando cerca de 6 a 8 litros.
Os aparelhos podem ser classificados de acordo com seu sistema de esgoto, que pode ser:
• direto: cujo principio consiste em enviar determinada quantidade de água, com certa força, à privada, cuja saída pode ser posterior vertical ou oblíqua, lateral oblíqua e central;
• fracionado: em que a ação do sifão só se produz após ser descarregada a totalidade de água da descarga;
• sifão: uma aspiração enérgica, provocada por súbita depressão no sifão, é realizada numa saída horizontal de determinado comprimento. Os aparelhos de ação química são fabricados com chapa de aço vitrificada ou com plástico, para serem facilmente transportáveis, enquanto os outros modelos é de cerâmica. Esses aparelhos se instalam em lugares em que não existem água suficiente e possibilidade de instalar esgoto direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário